Vou prestar Concurso Público. E agora? 13 Dicas que vão te ajudar!



Passar em um concurso público é um grande sonho e um enorme desafio, pois esse é o sonho de muitas pessoas como você. Para realizar esse projeto de passar em um concurso público, muitos pontos devem ser considerados, assim como empenho, dedicacão, planejamento, e pode acreditar espaço ócio. Primeiro grande passo é saber o que realmente deseja, qual concurso público é de seu interesse (quem não sabe para onde vai, segue qualquer caminho e esse caminho pode ser distante dos seus objetivos.) Organizar sua rotina de estudos é fator essencial para que tudo dê certo, além é claro de organizar-se com os conteúdos da sua área de concurso.

Nesse sentido nós da Educa Conexões, nos propomos propomos a compartilhar 13 DICAS importantes para quem deseja ingressar em uma carreira, no serviço público.



Vamos lá então para as 13 Dicas.


1. Identifique a área de concurso que você mais se identifica. Concursos na área da Educação, Saúde, Jurídica, Tribunais, Polícia, Tecnologia da Informação, Programação, Administrativo, dentre outras. Esteja atento a atividade que irá desenvolver, o salário é um fator importante, mas ter habilidade, conhecimento na área escolhida para o concurso é de fundamental importância para as etapas pós aprovação.



2. Organizar sua rotina de estudo. Criar uma rotina é muito importante, diríamos essencial para que tudo de certo. Se já fez a escolha da área de concurso, não espere o edital sair, organize seu espaço, horário e planejamento para o estudo, busque em editais e provas anteriores o conteúdo para ter uma prévia noção de como e do que é cobrado na seleção. Assim que o edital for publicado estude-o com atenção.



3. O Plano de estudo deve ser seu melhor amigo, prepará-lo com objetividade e eficiência fará toda a diferença no resultado. Estudará sozinho, com um grupo ou em um curso preparatório? Independente da resposta anterior é imprescindível o estudo sistemático, revisando o material destacando dúvidas e realizando e atualizando seu checklist.



4. Mais importante do que horas e horas de estudo é a qualidade deste momento. Quando estiver estudando esteja ali de corpo e mente, lembre-se que a escolha do espaço físico e o seu relógio biológico devem ser observados.



5. Estude e se desafie! Sim, mais do que estudar o conteúdo é importante seu retorno pessoal ao que tem aprendido, então faça uma “dobradinha”, entre teoria e prática, estudo teórico e realização de exercícios, simulados. Atenção, seja honesto com você, perceba suas fraquezas e potencialidades.



6. Qual é seu foco? Conteúdo, Edital, e seu Planejamento que deve ser revisitado durante todo o processo.



7. Mantenha o foco, seu único concorrente é você mesmo, não se sabote, deve estar preparado. Você só deve preocupar-se em estudar o conteúdo programático.



8. Selecione com atenção e rigor as atualizações do material que irá estudar. Concentre a parte teórica naquilo que é realmente necessário e que esteja descrito no Edital. Escolha materiais em diferentes formatos vídeos, áudios, apostilas, livros, e-books, PDFs entre outros, valide o que melhor auxiliar no seu processo de aprendizagem.



9. Sua família (pai, mãe, irmãos, companheiros(as), filhos, filhos caninos, felinos e amigos) são suporte de afeto, auxílio e convívio, então peça apoio, diga-lhes do seu objetivo, esse distanciamento será temporário, assim você e todos criarão uma rotina que realmente dará certo.



10. Não se sabote, estude, se avalie, reveja seus resultados e metas, tenha confiança em você. Quem não lhe ajudar, não deixe lhe atrapalhar.



11. Seja fiel ao seus propósitos, festas, viagens e outros momentos devem ser programados no seu planejamento de estudo, para que você saiba quando ir, ou ficar estudando sem remorso.



12. Pratique o ócio criativo ou seja, saiba conciliar o trabalho, os estudos e seu lazer é nesses momentos de descontração que sua mente e seu corpo relaxam e também lhe dão insights para possíveis questionamentos e ou dúvidas sobre trabalho, estudo sua vida em geral. Escolha por um dia de descanso e opte por pequenos intervalos e nesse momento realmente relaxe. Respeite-se! O menos com qualidade vai ser sempre mais.




13. Saiba e se possível visite o local da prova alguns dias antes. Veja lugares confiáveis para comer, se necessário alojamento que seja seguro, confiável e próximo do local da prova. Veja quanto tempo levará de deslocamento até o local da prova, esteja atento ao horário de fechamento dos portões. No local da prova, procure observar acesso a transporte e estacionamento. Na sala de aula observe, se possível iluminação e ventilação. Releia o edital do que é necessário e permitido para o dia da prova. Respire e confie em todo seu planejamento, objetivos e dedicação. Faça valer a pena. Todo esse ritual lhe deixará mais seguro, confiante.


Conheça nossos cursos, acompanhe-nos nas redes sociais. linktr.ee/educaconexoes


#educaconexoes #formação #mulheresempreendedoras #pequenasempresas

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOG